blog #2 James brune - religião

 



Essa foto é do lado direito do altar na Igreja São Francisco. A igreja é em Pelourinho e a primeira razão para tomar a foto era que eu achei que todo o ouro e decoração eram bonitos. Enquanto a igreja é bonita, depois da explicação do Fred eu entendo mais sobre a religião católica aqui no Brasil e porque todas as igrejas foram construídas. O santo na foto é Santo Antônio porque ele é mostrado com um bebe, e é importante porque ele fica em frente de todo mundo que vem para missa e está ao lado do padre. Representa tradições cristãs e o estilo barroco brasileiro mostra a piedade dos jesuítas que construíram a igreja. A importância cultural desta foto é que mostra a história da colonização no Brasil, mas especificamente aqui na Bahia. Mostra o conflito entre as facções diferentes do Cristianismo. Também mostra a realidade econômica no Brasil na época. Como o Fred explicou, toda a arte, especialmente as telhas, vieram de Portugal, mas todo o trabalho com madeira era feito por africanos. Então, a arte complicada e visível tipo pintar era Europeu, a madeira era feita por africanos, e o ouro vem do Brasil. Esta divisão de trabalho e de obras mostra a hierarquia da época. Todos os povos aqui tinham talento em arte, mas só a arte europeia foi o ponto de foco e as outras artes eram mais no fundo. Também mostra uma diferença em que eu pensei que seria porque também era um convento. Quando eu penso em conventos eu penso em as pessoas tomando um voto de pobreza, então essa igreja com muito ouro e madeira luxuosa me dá um aspecto de dissonância.  


Comentários

  1. Oi James!

    Adorei como você falou sobre como podemos perceber as a confluência das diversas influências religiosas que temos aqui em Salvador na arte nas igrejas (e a cidade inteira) e como essas influências são valorizadas diferentes.

    Adicionalmente, seu comentário sobre como essa igreja não se conformou com sua imagem das igrejas como lugares simples. Acho que isso é parecido com uma coisa que Fred disse durante o tour em Cachoeira: as madeiras usadas nas igrejas lá nunca não poderiam ser usadas hoje em dia por causa dos recursos que temos hoje em dia e essas madeiras agora são muito raras. Desse jeito, acho que é interessante com o tempo que moramos é muito conectado com o que vemos com bastante riqueza ou algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Oi James, adorei sua perspectiva sobre isso. Acredito que a própria igreja foi um símbolo incrível da colonização e da grande disparidade de riqueza que existe até hoje no Brasil e em outras partes do mundo, mas o mais importante é aqui em Salvador. Acho que a beleza da igreja em si mascara muito bem a história por trás dela, e é importante saber quem construiu a igreja e a história por trás dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação ao Blog

Benen Chancey

Postagem 1—Bridget Goodman