Lucas Blog 2

 

A Igreja Senhor do Bonfim e o Candomblé


Esta é uma foto da igreja do Senhor do Bonfim. É um exemplo do sincretismo em Salvador. Enquanto os portugueses iam para a missa para adorar a Jesus, praticantes do candomblé iam para adorar seus orixás. Os orixás são divindades que representam diferentes elementos da natureza, por exemplo, água, floresta, e terra. O candomblé é uma religião com raízes africanas. Um dos valores mais importantes é a natureza. Alguns outros aspectos da religião são danças, jogos de búzios, música, e o uso de plantas medicinais. Praticantes acreditam que cada pessoa permanece a um orixá diferente. Quando a religião foi levada para as Américas pelos escravizados, eles foram proibidos de praticar a religião. Isso foi por causa dos portugueses. Eles queriam que o catolicismo fosse a única religião praticada. Embora o candomblé fosse proibido, os escravizados continuaram a praticar. Mas, eles precisavam esconder a religião. Portanto, eles usavam os santos católicos como símbolos e representantes do seus orixás. Eu achei muito interessante os aspectos do candomblé. A música tem tambores de origem africana que são usados para facilitar que praticantes adorem seus orixás. Enquanto o tambor toca, o praticante dança e tenta entrar em um transe para se conectar com seu orixá. Essa dança tem que ser bem específica. Como já falei, cada orixá representa algum aspecto da natureza. Por exemplo, Oxóssi  é o orixá de caçadores. Fred, no tour de Salvador, falou que uma pessoa que pertence à família de Oxóssi, tem que dançar como se estivesse montada num cavalo, caçando algum animal. Eu nunca tinha feito uma aula de religião, mas achei interessante aprender sobre uma nova religião.


Comentários

  1. Oi Lucas! Eu gostei da sua postagem sobre Candomblé! Eu sei que você sabe muito sobre a religião do Catolicismo. Por causa disso, eu gostaria de saber se pode ver outras conexões entre o Catolicismo e o Candomblé. Você falou sobre a conexão entre os santos católicos e as orixás do Candomblé na sua postagem, mas eu gostaria de saber se viu mais algumas semelhanças entre as duas religiões.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, Lucas! Também gostei da provocação do Derek.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostei de seu texto, Lucas. Acredito que a Igreja do Senhor do Bomfim seja a igreja de maior representatividade do catolicismo em Salvador. Nós temos uma festa chamada Lavagem do Bomfim e essa festa retrata muito bem o sincretismo do qual você falou em seu texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação ao Blog

Benen Chancey

Postagem 1—Bridget Goodman