Postagem 2: Religião

 


Eu tirei essa foto durante a visita ao terreiro Casa de Cajá em Cachoeira. A foto mostra uma parte da casa, a casa de Obaluayê, que é o orixá da cura no Candomblé. Os orixás são entidades espirituais na religião, seres intermediários entre a humanidade e a divindade. Eles também representam forças da natureza, e originalmente vêm das tradições religiosas africanas. Para que possamos entender essa foto melhor, é importante, primeiramente, entender o que é o Candomblé e como ele se desenvolveu ao longo da história. 


Candomblé é uma religião afro-brasileira que surgiu por causa do contato entre religiões africanas, europeias e indígenas no Brasil durante o século XIX. Essa época era marcada pelo tráfico negreiro, em que milhões de pessoas africanas foram escravizadas e trazidas ao Brasil para trabalhar nos engenhos de açúcar. Sendo assim, o sistema de escravidão era a base da sociedade brasileira, influenciado o desenvolvimento das relaçoes sociais desiguais, especialmente da raça e religião. 


Por exemplo, quando pessoas escravizadas chegavam ao Brasil, elas precisavam reunir suas diversas práticas e crenças religiosas para fortalecer suas comunidades e solidificar mais poder. Os praticantes dessas religiões também não tinham a liberdade de praticá-las, e por isso, tinham que esconder seus orixás atrás dos santos católicos (na época, catolicismo era a religião dos donos do engenho). Isso é um exemplo importante do sincretismo. 


Hoje em dia, o Candomblé ainda tem uma presença central na cultura da Bahia porque, antigamente, Bahia era o centro do sistema escravocrato. Por isso, a influência das diversas religiões africanas sempre foi muito forte e continua sendo forte em um dos estados com a maior população dos afro-descendentes no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação ao Blog

Benen Chancey

Postagem 1—Bridget Goodman