Capoeira - Addison
A foto que incluí nesta postagem foi tirada na aula de Capoeira com o Mestre Sapoti. O instrutor estava me ajudando com um elemento de acrobacia difícil o qual eu já não fazia há muito tempo. Eu me senti muito satisfeita com a aula, e estou contente que pudemos aproveitar de uma aprendizagem básica do esporte.
Nós jogamos ao lado de uma banda de mais ou menos de 10 pessoas. Todos os instrumentos que ouvimos eram de percussão: o guiro (se rasga com um malho), o pandeiro, o agogô, o atabaque e, o mais importante, o berimbau. Eu acho instrumentos brasileiros muito interessantes, especialmente a cuíca e o berimbau. Somente tinha visto um berimbau uma vez antes, e agora que eu vi um tocador dele, posso dizer que é um instrumento complexo e parece difícil de tocar.
O ritmo que tocaram se chama Toque de Angola. O som desse toque se caracteriza por uma alternação entre dois tons, intercalada pelo som do caxixi. É um ritmo básico, com uma variação de intervalo não mais que um segundo. De modo geral, os ritmos de Capoeira são simples. Ao ver o desempenho do balé folclórico, eu notei que a faixa de som para um solista é maior do que a de um tocador de capoeira e a melodia é mais complexa.
Essa aula foi a experiência mais interessante para mim, pois combina artes marciais com acrobacia e dança. Eu tenho muita experiência com ginástica artística e um pouco de dança também. Os elementos de acrobacia são similares, mas executados de maneira diferente. Eu nunca tinha participado de uma aula de capoeira antes, mas tem um estúdio perto da minha casa.
Olá Addison! O seu post foi muito interessante e informativo. É meio engraçado, mas sempre esqueço do nome do instrumento caxixi - te agradeço muito por me lembrar do nome. Além disso, eu lembro desse dia no qual fomos à oficina de capoeira claramente! Não sabia que você fosse tão flexível e ginástica; claro que contou à turma uma vez, porém vê-lo pessoalmente é completamente diferente.
ResponderExcluir