Postagem 4: São João e Forró!
Desde o início, a minha experiência aqui em Salvador foi marcada por uma presença da música muito forte. Eu tirei essa foto durante o meu primeiro dia aqui, num forró com a maioria da nossa turma e nossas mães hospedeiras. É óbvio que a atmosfera era elétrica. Antes de chegar no Brasil, eu já tinha ouvido falar de forró, mas nunca imaginava como seria na verdade.
Quando eu comecei a aprender português, quase dois anos atrás, eu fiz uma aula de forró (dança) organizada pelo programa de Flagship na UGA. Naquele tempo, não realmente entendi o som e caráter da música, e menos entendi a importância cultural do gênero, especialmente sua onipresença durante as festas juninas. Vir para o Nordeste do Brasil durante esse período me fez entender melhor a centralidade do forró na cultura nordestina.
A festa na foto foi ótima, todo mundo estava animado e feliz, dançando forró e aproveitando a música ao vivo. Eu percebi que as pessoas na banda tocavam triângulo e acordeão, que formam uma parte importante do som. Me sentia um pouco nervoso porque tinha muitas pessoas e não sabia (não me lembrava) dançar forró. No final, isso não foi um problema porque a minha mãe me ensinou e, logo depois, estava dançando com muitas pessoas, até pessoas que eu não conhecia! Eu nunca tive uma experiência assim nos Estados Unidos (porque não sou muito fã de dançar). Gostei da oportunidade de me divertir e me sentir bem acolhido no meu primeiro dia na Bahia.
Comentários
Postar um comentário