A importância da existência dos quilombos no brasil

 

     A importância da existência dos quilombos no brasil

   A fotografia apresentada acima desse texto mostra uma linda paisagem nos quilombos Kaonge e Dedê em Cachoeira, Bahia. Porém, o que é um quilombo especificamente e porque existem?  Para responder essa pergunta, há que voltar até antes da existência do Brasil.

No século XVII, foi fundado um dos maiores quilombos da história, o Quilombo de Palmares. Nesse quilombo que se situa no norte do estado atual de Alagoas, surgiu uma figura muito proeminente na história não somente dos quilombos, mas também da história negra no brasil, e esta figura foi o Zumbi dos Palmares. Um homem nascido do quilombo, Zumbi lutou e até se sacrificou para proteger a sua comunidade e os seus ideais, jamais se ajoelhando aos escravizadores brancos. Depois de ter negado os termos de paz dos portugueses, Zumbi liderou o seu povo em uma última defesa dos Palmares contra as forças dos portugueses invasores. Ao final, os portugueses calaram a resistência, massacraram o quilombo inteiro e desmembraram o Zumbi - espalhando as partes diferentes do seu corpo para todo o Brasil, reforçando a mensagem nos escravizados que a resistência resultará na sua morte. Embora, ao contrário dos desejos dos portugueses, aquela ação desencadearia uma grande onda de quilombos novos influenciados pelos actos do Zumbi. 

Por todos lados do Brasil se formaram estes quilombos novos. Escravizados fugidos foram os mais longe possível para iniciar essas comunidades: alguns deles tinham cinco pessoas só, muitos ficariam nas selvas e até uns foram estabelecidos nas próprias terras das fazendas que fugiram. Assim foram fundados os quilombos Kaonge e Dendê que nós visitamos. Mas, isso não é o final da história.

O que significa a presença desses quilombos hoje em dia, por que ainda permanecem? Não obstante da abolição da escravidão no Brasil ao final do seculo XIX e a “libertação” do povo negro, essas comunidades nunca despareceram, mais que nunca elas contiuam praticando as suas culturas e mantendo o seu jeito de viver. É por isto que ainda existem os quilombos, existem para sustentar a cultura e a arte do seu povo para que elas não sejam perdidas como muitas outras que já caíram ante os colonizadores. 

Eu gostei muito do que estão fazendo os quilombos Kaonge e Dedê para compartilhar a sua cultura, com o turismo-cultural eles podem fortalecer o conhecimento das suas práticas e das suas indústrias únicas nas pessoas quem lhes visitam; assegurando os futuros desses quilombos para que não se dissipam em somente gravações do passado em um livro escolar. Os quilombos são exemplos da historia viva, eles contam a experiência dos negros no Brasil e preservam as suas praticas antigas para as gerações de hoje e para as da amanhã. Os quilombos são uma manifestação do orgulho do povo negro no brasil, por isso existem.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação ao Blog

Benen Chancey

Postagem 1—Bridget Goodman